Preparado para entender afundo sobre as campanhas de criativos para sua empresa?
Ressaltamos que esse material é primordial e divisor para lhe ajudar a criar novas estratégias e posicionamentos assertivos, para atrair, conquistar e vender mais!
Boa leitura :)
Início: 3 primeiros segundos - quebra de padrão, algo que chame atenção, contra intuitivo.
Meio do vídeo: BIG IDEA (Ideia central do vídeo) - Após quebrar o padrão com os 3 primeiros segundos, é necessário puxar esse gancho com algo que o público realmente se identifiquem, “bata” na sua dor, transformação. Podendo variar entre 15-60 segundos, existem exceções com vídeos de 60+.
Final do vídeo: Trazer algum senso de urgência, algo que desperte um interesse para a pessoa tomar a decisão de acessar o site ou enviar uma mensagem diretamente para o perfil de vocês!
Lembrando de no fim do vídeo ter um CTA (Chamada para ação)
DESCREVENDO O PRODUTO (VÍDEO)
Vídeo descritivo, começando pelo nome do produto, material de composição, sempre usando palavras que geram desejo e que torna aquela peça única; a câmera acompanha o movimento das mãos e registra o produto em diversos ângulo a fim de expor a peça em de todos os lados para o usuário.
Possui chamada para ação (CTA) no final do vídeo, ou seja, fala o que o usuário deve fazer após receber esse anúncio, bem como para onde ele será direcionado após fazer a ação desejada, objetivando não gerar estranheza por parte do usuário ao cair em um lugar onde ele não imaginaria ser direcionado.
O vídeo do exemplo foi gravado com o uso de “filtros” do próprio Instagram, realçando e valorizando ainda mais o produto.
CTA NO ANÚNCIO
Anúncios com uma caixa de texto fazendo alusão ao botão de chamada para ação de modo discreto, visando não violar as políticas de publicidade do Facebook.
OBS: Explorar anúncios com a temática do verão, com cores quentes e alegres como laranja, vermelho, amarelo, contrastando com as cores da plataforma é uma boa opção para atrair a atenção do usuário.
ANÚNCIO CUPOM NA MADRUGADA
Esse modelo de anúncio consiste em limitar a oferta em um curto período de tempo, trazendo a tomada de decisão do usuário para a urgência, ou seja, faz com que ele não procrastine e que haja por impulso. Informações essenciais que devem constar nesse tipo de anúncio: Nome do cupom | Tempo de duração (validade) | Oferta (% ou R$ 15 OFF).
LOGOMARCA + URL
Informações como endereço do site e logo da empresa estão cada vez mais sendo adicionadas aos anúncios, com o objetivo de reforçar a presença da marca e ampliar o seu reconhecimento, mesmo que o anúncio não tenha como objetivo o branding propriamente dito.
ANÚNCIO COM MOTIVOS PARA RETORNAR AO SITE
Criativos específicos para remarketing. Tem a finalidade de abordar o público de visitantes do site ou o público que abandonou o carrinho de compra de uma forma distinta da primeira abordagem e de maneira personalizada tanto na copy escrita na legenda, quanto na copy registrada na imagem.
CUPONS E PRESENTES
Anúncios com cupons de desconto para aquisição de novas audiências ou para público de remarketing.Cupons são bem-vindos em datas comemorativas do mercado, eventos criados pela própria loja, além de tendências da mídia, como por exemplo: episódios marcantes de séries, novelas, notícias que repercutem e até mesmo memes que viralizam. Esse tipo de anúncio fornece um motivo para a pessoa comprar e gera a sensação de ganho/benefício por parte do visitante.
PREÇO NO ANÚNCIO
Anúncio com preço na imagem tanto de um único produto, como de Kit’s/Combos. O valor do produto no próprio anúncio tende a qualificar o tráfego, tendo em vista que o usuário acessa o site já sabendo o preço do produto, não tendo, muitas das vezes, o preço como objeção para realizar a compra. Outra característica desse tipo de anúncio é a tendência de atrair uma maior quantidade de cliques (maior CTR – Taxa de Clique) do que anúncios com apenas a foto do produto.
HEADLINE BENEFÍCIO + DIFERENCIAL
Foto do produto em uso + logo + headline curtas trazendo os benefícios do produto + diferencial da marca.
Esse tipo de anúncio cumpre muito bem o seu papel de passar a sensação ao usuário de benefício ao realizar aquela compra, despertando o gatilho da oportunidade e do ganho com eficiência.
VÍDEO BASTIDOR | DOCUMENTANDO A OPERAÇÃO INTERNA
Comprar online muitas das vezes pode ser encarado como um processo frio e com pouca ou nenhuma presença humana ao longo da jornada de compra. Diante disso, anúncios em vídeo retratando o bastidor, o processo de embalo e despacho, assim como todo o carinho aplicado sobre o pedido do cliente, é bem utilizado a fim de trazer essa conexão, proximidade e familiaridade com a marca, além da demonstração do zelo com as peças (ponto relevante para o segmento de sem joias e joias, por exemplo).
% DE DESCONTO
Anúncio com a informação de porcentagem de desconto, desconto progressivo ou qualquer uma outra oferta atrativa. Com esse tipo de anúncio conseguimos atrair mais a atenção do usuário, fazendo com que ele clique no anúncio, aumentando o nosso CTR e levando mais pessoas para o site sem aumentar o investimento em mídia.
CARROSSEL CONVIDANDO PARA AS RESPECTIVAS CATEGORIAS
Cartões de carrossel, representados por: foto do produto; headline em texto; fotos que sugerem para onde o usuário será direcionado, são utilizados na composição de anúncios voltados para compra de tráfego novo. Com esse tipo de anúncio conseguimos apresentar todas ou as principais categorias de produtos do site em um único anúncio, bem como colocar uma URL específica por cartão de carrossel, direcionando esse usuário para a categoria que foi mencionada
ANÚNCIO COM PROVA SOCIAL
Anúncios com depoimentos e relatos de pessoas que já compraram o seu produto tem como objetivo de mostrar ao usuário evidências de que seu produto já foi usado e aprovado por outras pessoas, ou seja, a prova social quebra objeções e funciona como um facilitador na tomada de decisão.
MODELO DE ANÚNCIO SINALIZANDO AS INFORMAÇÕES DO PRODUTO
Anúncio com informações escritas, como benefícios ou descrições físicas do produto tende a despertar o interesse do usuário, aumentando o CTR e elevando o número de visitantes no site com o mesmo investimento em mídia. É como se trouxéssemos uma parte das informações contidas na página do produto para o anúncio. Dessa forma, o anúncio faz uma parte do “papel de vendedor” e atrai essa pessoa para o site com mais facilidade quando comparado apenas à foto do produto.
ANÚNCIO COM BENEFÍCIO/DIFERENCIAL
CARROSSEL COM GRADE
Anúncio em carrossel focado em um único produto e em suas variações. O objetivo desse tipo de anúncio é eliminar objeções, como: “Será que tem a cor X?" | "Será que tem meu tamanho" | "Como será que é esse produto na cor verde?“.
Normalmente, conseguimos mais cliques com o mesmo orçamento, ou seja, temos uma redução no custo por clique, conseguindo ter mais visitantes sem necessariamente ter que aumentar o orçamento. Ao invés da pessoa só ter o conhecimento sobre as características do produto na página do produto, esse anúncio antecipa essas informações e encurta o caminho. Informações contidas no anúncio: Nome | Cores | Valores | Tamanhos.
ANÚNCIO DE RECUPERAÇÃO DE CARRINHO (LEMBRETE)
Anúncio focado em conversão do público de pessoas que abandonaram o carrinho de compra. Pode ser utilizado em campanha de alcance na qual a finalidade é apenas aparecer para o usuário, como se fosse um anúncio lembrete.
ANÚNCIO COM O FOCO EM ENGAJAMENTO
Anúncio casual, também chamado de nativo, contém imagens que se aproximam do cotidiano das pessoas, capazes de gerarem uma maior familiaridade e engajamento. Nesse anúncio esta presente a imagem do produto + blocos de textos
ANÚNCIO AUTORIDADE
Esse modelo de anúncio carrega consigo expressões e palavras que geram uma determinada emoção no usuário, de tal forma a prestar mais atenção na sua mensagem por te enxergar como especialista no assunto e como melhor opção cabível para ele.
Quanto menor a autoridade da sua loja, maior é a resistência na compra e mais garantia você precisa passar para o cliente a fim de se sentir mais confiante em comprar da sua loja.
A construção de autoridade pode ser feita de diversas formas, entre elas:
1 - A maior loja do segmento X;
2 - Mais de X peças vendidas;
3 - Mais de X anos no mercado;
4 - Mais de X opiniões verificadas por clientes satisfeitos;
5 - Loja com X prêmios e selos Reclame aqui/Ebit, etc.;
6 - Mais de X seguidores nas redes sociais;
ANÚNCIO PRESENTE
Esse modelo de anúncio carrega uma mensagem específica para aniversariantes, conforme exemplificado no carrossel em verde. A ideia do anúncio parte 1º da segmentação das ferramentas, ou seja, escolhemos a segmentação “aniversariantes neste mês” e preparamos um anúncio que conecte / converse especificamente com esse público.
Já o 2º modelo de anúncio é condicionado para “1º compra” ou “compras a partir de X”, por exemplo, para ser presenteado. OBS: É válido presentear o cliente com um produto que você já possui dentro do site para aumentar a percepção de valor, de forma que: ele irá ganhar algo que custa R$X,00. O sentimento de ganho/benefício é maior pelo fato dele visualizar o preço real do produto que está ganhando por estar dentro do site.
Esperamos que o material seja extremamente valioso, para inspirar boas ideias e práticas na sua empresa.